sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Três meses depois...

Três meses depois de ter começado o tratamento descubro que não foi só a minha ossada que expandiu, mas o céu da boca também... só que pela forma de inchaço.

Aparentemente houve alguma coisa que não consegui limpar adequadamente e isso provocou uma espécie de infecção nos tecidos moles. Comecei a notar uma dificuldade em passar a escova de dentes no hyrax, pois aquilo que antes não me magoava começava a fazer impressão no céu da boca. Com isso veio uma sensação de picadas, as noites mal dormidas, os bochechos de água morna e sal após as refeições e eludril de manhã e à noite (remédio santo).

Porém, fiquei um pouco "triste" quando vi a cara de preocupação da minha dentista... principalmente ao dizer-me que estou "entalada". Isto é, o meu céu da boca resolveu moldar-se ao aparelho. Disseram-me que se conseguisse aguentar mais um mês seria o ideal. Com este pequeno tratamento acho que será possível, mas se o inchaço progredir será mais complicado. Como os anéis que suportam o aparelho nos dentes são lisos, não há maneira de suportar o aparelho fixo depois, por isso tenho a garantia que irei tirar o hyrax antes para dar lugar a um arco palatino que talvez venha um pouco antes do esperado para aliviar a pressão na minha boca...

A única coisa para a qual não tenho paciência no que toca à minha higiene oral é o fio dental. De resto a primeira coisa que faço quando acabo de comer é lavar os dentes e bochechar um pouco de elixir. E pronto, agora 'tou toda 'dilatada'.

Entretanto, já tirei mais um dente do siso, só me falta um :)

Noto uma grande diferença na minha boca. O sorriso está (torto mas) muito maior e a mordida cruzada foi-se! Já tive mil e uma mordidas diferentes, e ainda hoje vou notando alguma diferença no posicionamento dos dentes. Não conseguia trincar nada e agora já consigo, por exemplo. Há coisas que só visto! ;)

3 comentários:

  1. Àgua morna e sal?? Pq?? Isso estraga os dentes!!

    ResponderEliminar
  2. Não tinha consciência desse dano colateral, mas olha que foi fundamental para reduzir o inchaço:) não é coisa para fazer todos os dias.

    Já tiraste o teu? Beijo

    ResponderEliminar
  3. Eu também tenho visto imensas diferenças em mim.

    ResponderEliminar